terça-feira, 20 de julho de 2010

Vivemos num mundo onde a comunicação é escassa... como assim?

Existem tantos recursos para comunicação de hoje em dia, onde a população pode saber o que está acontecendo no outro lado do mundo apenas estando na frente de uma tela de lcd e pode se comunicar com outras pessoas em qualquer lugar que estejam. Mesmo assim, as pessoas não sabem se comunicar.

Mal entendidos é o que mais acontece, principalmente na rede virtual. E pessoalmente então? As pessoas não falam o que pensam, e quando falam, não se expressam muito bem, causando então esse mal entendido frustrante. Mal entendido é apenas um dos vários problemas que ocorrem pelo mau uso da comunicação.

O medo de dizer coisas para as pessoas correndo o risco de magoá-las impede que se compartilhe sentimentos mais íntimos e conselhos; o não conhecimento de si próprio ao receber críticas pode causar conflitos; o julgamento de uma pessoa achando que a conhece muito bem só porque conviveu anos pode fazer com que essa pessoa pré-julgada nunca mais queira ser amiga; e imensos outros problemas podem vir a tona pelo mau uso da comunicação

Mas isso tudo trata de comunicação apenas? Não sou especialista, mas acredito que antes da comunicação existem ações fundamentais que servem como suporte: entender o outro antes de dizer que o conhece muito bem; conhecer muito bem a si mesmo antes de julgar os outros; saber aceitar críticas sem ficar ofendido; conversar com as pessoas sobre seus conflitos e não deixar que se tape o sol com a peneira; perceber que outras pessoas possuem sentimentos diferentes dos seus, se magoam mais facilmente apenas com ironia e tom de voz mais grosseiro.

É muito difícil mudarmos quando estamos viciados em certas atitudes, admito, mas a tentativa é uma virtude (apreciada por poucos, criticada por muitos), pois a partir do momento que você admite ter problemas que geram conflitos na comunicação com as pessoas, o próximo passo é a tentativa de mudança.

Acredito nisso e espero que muita gente reflita sobre essa questão.
Namastê

Nenhum comentário: