terça-feira, 18 de maio de 2010

Expectativas des(cons)truídas

Ahh expectativas criadas ao fazer planos...
É tão bom, revitalizador, mas pode se tornar uma frustração ao final de alguma situação!

Uma viagem, passeio, festa, saída, aula, trabalho... podemos planejar muito e ter muitas expectativas. Sempre fui ótima ao lidar com expectativas frustradas. Nunca fui de me frustrar de uma maneira depressiva, apenas o normal. Mas ultimamente algumas situações acabaram por me surpreender.

Acredito que não se cria mágoa por alguém quando nossas expectativas (em relação à qualquer motivo mencionado antes) não são alcançadas, nem raiva, nem decepção. Mas a frustração se transforma em uma tristeza com a situação em termos de escolhas. Afinal, se criamos expectativas é porque fazemos escolhas. E se nos frustramos, é porque as escolhas não foram adequadas.

Em uma viagem planejada, se cria expectativas em relação a passeios a serem realizados, compras a serem feitas, pessoas a serem vistas, pessoas a serem conquistadas. As escolhas podem até serem adequadas, mas podem não estar em conexão com o momento de alguma das partes.

Julgo que o pior sentimento criado pela frustração de uma expectativa (até mesmo sem querer) construída é o sentimento de rejeição. Falar sobre a rejeição inclui tantos adjetivos.
Rejeição resultada de uma escolha inadequada, em um tempo inadequado, com uma pessoa inadequada, em uma instituição inadequada ou mesmo em um lugar inadequado.
Percebo o quão importante é estarmos muito bem conscientes sobre nossas escolhas, e dos ambientes que nos cercam.

Mas inevitavelmente na vida, uma vez ou muitas, construiremos expectativas e as desconstruiremos. A minha última experiência foi expectativa de viagem. Poderia ter sido melhor, mas não foi. Inúmeros fatores ifluenciam minha opinião, e esses fatores que desagradaram, forma os mais importantes na criação de minha expectativa de viagem. Mas o que podemos fazer quando isso acontece? Nada. Aceitar a rejeição, a decepção, e que as pessoas são diferentes, pensam e possuem interesses diferentes. A tristeza do sentimento de que algo poderia ter sido melhor permanece, com uma consciência interessante, e uma vontade de mudar algo que ainda é desconhecido.

Momentos de reflexão pós-trauma desconstruído ;)
Namastê

Nenhum comentário: